Sesed participa de reunião com representantes dos conselhos de segurança da zona Sul de Natal

Intensificando o trabalho de parceria junto às comunidades de Natal, o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sese...

Intensificando o trabalho de parceria junto às comunidades de Natal, o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, participou na noite desta quinta-feira (16), de uma reunião com cerca de 50 representantes dos conselhos de segurança de bairros da zona Sul de Natal, na sede do Rotary Club, no Bairro de Candelária. Na ocasião foram tratadas ações integradas de redução dos índices de violência, apresentado um balanço das ações desenvolvidas na comunidade e discutidas propostas que integrem ainda mais a população com as forças policiais.
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), Major Correia Lima, responsável pelo policiamento na região, destacou as ações de polícia de proximidade que são desenvolvidas na zona Sul, tais como os projetos “Batalhão Participativo”, “Vizinhança Solidária” e “A Praça é Nossa” que tem tornado a relação da comunidade com a Polícia Militar mais harmônica e eficiente.
Foi visitando as pessoas vítimas de violência que nos motivamos a executar projetos de cidadania que pudessem humanizar ainda mais essa relação entre a PM e os moradores da zona Sul. Percebemos que somente o patrulhamento com viaturas não estava sendo suficiente para atendermos as necessidades desta gente. Foi preciso estar próximo, ouvindo sugestões e críticas, e, junto com eles executar ações que de fato trouxessem resultados efetivos. Assim estamos conseguindo aumentar nossas produções e deixá-los mais seguros”, disse o major Correia Lima.
Durante o encontro, o secretário da Sesed, Ronaldo Lundgren, esclareceu dúvidas da população quanto a questões administrativas e operacionais das forças policiais e apresentou algumas ações que estão em andamento pelo Governo do Estado para melhorar a segurança da população.
Muitas iniciativas estão sendo operacionalizadas e já dando resultados positivos. Um exemplo é a criação das Áreas Integradas de Segurança Pública e o emprego do policiamento com bases sólidas e científicas por meio dos indicadores fornecidos pela nossa Coordenadoria de Informações Estatísticas. Estas ações permitem a convergência dos trabalhos das duas polícias na prevenção e investigação dos casos de violência e oferecem à administração um diagnóstico específico de cada área para as intervenções necessárias à melhoria da qualidade de vida. Estamos trabalhando pela melhoria destes serviços”, disse o secretário.
Ao final do encontro, os membros dos conselhos da zona Sul agradeceram os esclarecimentos e elogiaram a postura dos profissionais da Secretaria de Segurança Pública em atender o convite e tratar todas as questões discutidas com muita realidade e transparência.

Informações complementares
No dia 21 de maio, o Conselho de Cooperação e Defesa Social de Capim Macio, composto por moradores do bairro de Capim Macio, situado na zona Sul de Natal, em parceria com os policiais do 5° Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) realizou um mutirão de limpeza na comunidade. A ação fez parte dos projetos Vigilância Solidária e Batalhão Participativo desenvolvido pela Polícia Militar naquela localidade. O objetivo do mutirão é limpar os espaços públicos utilizados pela comunidade, assim como terremos baldios, estimulando a ocupação destas áreas pelos moradores.

VEJA TAMBÉM

Rio Grande do Norte 3029320246228823895

Postar um comentário

+ Vistas

Twitter

item