RN ganha complexo de energia eólica em Serra do Mel, na Costa Branca

Mais do que a mudança na paisagem, a presença de usinas de energia eólica vem alterando a realidade dos municípios de Areia Branca e Ser...

Mais do que a mudança na paisagem, a presença de usinas de energia eólica vem alterando a realidade dos municípios de Areia Branca e Serra do Mel, localizados na Costa Branca potiguar. Os altos investimentos para instalação dos parques, além de consolidar o estado como maior gerador de energia eólica do país também alteram a realidade das pequenas comunidades da região.

Inaugurado nesta quarta-feira (29) em Serra do Mel, o Complexo Eólico Vamcruz é um exemplo do impacto causado pela presença das empresas na região. Resultado de uma parceria entre a empresa francesa Voltalia e as brasileiras Encalso Damha e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), apenas o arrendamento das terras para instalação dos aerogeradores beneficia 60 proprietários de terra da região.

“Vamcruz é um projeto muito emblemático. São 60 proprietários que formaram uma vila e nós temos que nos entender com todos eles. Pagamos para todos eles um valor igual, independente se eles têm uma eólica dentro do terreno deles ou não. Isso dá uma complementação de renda as pessoas que vivem em sua maioria da agricultura”, explicou Robert Klein, diretor geral da Voltalia no Brasil.



DO G1

VEJA TAMBÉM

Brasil e o Mundo 2480351047976741636

Postar um comentário

+ Vistas

Twitter

item